top of page

ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS

 

JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Este evento tem se consolidado como uma referência para o curso de Ciências Sociais da UFMG. Desde sua primeira edição, temos contado com um público expressivo de participantes inscritos, que recebem certificados e podem ter a oportunidade de assistir a conferências de importantes pesquisadores nacionais das áreas que compõem as Ciências Sociais (pertinência e contribuição para a formação cidadã dos integrantes do grupo e o desenvolvimento social).

 

Nas três primeiras versões, o tema girou em torno das idéias de um grande pensador e suas interlocuções – Max Weber, em 2003; Michel Foucault, em 2004; Claude Lévi-Strauss, em 2005. Além da presença de alunos e professores entre os participantes, quer da graduação quer da pós-graduação, de dentro e de fora da UFMG, vale destacar que o evento conta com o apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, dos departamentos ligados ao curso de ciências sociais, dos programas de pós-graduação, de instituições de fomento como a CAPES e a FAPEMIG, dentre outros parceiros, definindo, assim, uma rede de contatos e intercâmbio que dá grande visibilidade à atividade e ao PET.

 

Desde o ano de 2006 a Jornada segue novas diretrizes. Ela passou a ser temática, sendo intitulada “O poder no pensamento social: dissonâncias sobre um mesmo tema” em 2006, “Para Além da Torre de Marfim” em 2007“O pensamento social brasileiro: entre letras e imagens” em 2008 e “Se essa rua fosse minha” em 2009. A jornada chegou a contar, em 2006, com a presença de um palestrante internacional, o antropólogo Marshall Sahlins, da Universidade de Chicago, que recebeu o título de doutor honoris causa pela UFMG.

 

"O poder em perspectiva" foi o tema da VI  Jornada de Ciências Sociais (2010), que contou com uma série de eventos abertos ao público durante três semanas. As discussões apresentadas pelos pesquisadores nessa edição foram publicas no livro "O Poder em perspectiva" (2012), que está disponível para empréstimo na Biblioteca Prof. Antônio Luiz Paixão - Fafich/UFMG.

 

Em 2011 a VIII Jornada de Ciências Sociais teve como tema "Leituras e debates contemporâneos" e foi composta por uma mesa-redonda, uma conferência e três minicursos. Dentre os temas abordados estão os debates contemporâneos sobre desigualdades raciais, diálogos entre a Filosofia e as Ciências Sociais, democracia e internet e leituras de Roy Wagner. Em 2012 a IX Jornada abordou o tema "A arte na cidade" e contou com mesas de debate, palestras e apresentações culturais. Já a X Jornada de Ciências Sociais (2013) foi realizada em parceria com o Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA) e tratou da América Latina.

 

A XI Jornada de Ciências Sociais (2014)  discutiu "O som e o sentido: interfaces entre música e Ciências Sociais". O nome da Jornada  teve como inspiração o livro de José Miguel Wisnik, “O som e sentido: uma história das músicas”. Visando ampliar o debate para além dos muros da academia, a Jornada contou não apenas com pesquisadores, mas também com pessoas diretamente relacionadas com os movimentos musicais debatidos. A partir da XI Jornada, os estudantes de graduação em ciências sociais e áreas afins foram convidados a apresentar suas pesquisas em grupos de trabalho durante o evento. Foi também a partir deste ano que a Jornada ganhou um formato mais enxuto, e passa a ser realizada durante 4 dias.

 

A XII Jornada de Ciências Sociais (2015)  teve como tema "Conexões africanas". A XII Jornada  surge a partir do desejo de realizar um evento que contemple as relações entre Brasil e África. De uma ponta à outra, esperou-se abordar a África no Brasil e o Brasil na África. Como objetivo secundário, a expectativa era trazer para o centro do debate a África contemporânea e apresentar aos graduandos as perspectivas sobre pesquisa em estudos afro-brasileiros no Brasil e na UFMG. Este evento foi realizado com a pareceria do Centro de Estudos Africanos (CEA) da UFMG. 

 

 

bottom of page