Resultado minicursos aprovados
A equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciências Sociais entrará em contato com os proponentes dos minicursos abaixo para as averiguações e confirmações necessárias para dar início ao processo de inscrição.
Título: Amefricanidades: Ensino de Sociologia e Relações Étnico-Raciais
Rosana da Silva Pereira
Licenciada em Ciências Sociais/Mestranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG)
Ementa:
Discussão da formação do pensamento social no Brasil e as contribuições dos intelectuais negros na compreensão da nação a partir dos aspectos insurgentes das relações étnico-raciais. O ensino de sociologia e as relações étnico-raciais devem ser desenvolvidas na práxis docente enquanto uma potencialidade de dialogicidade com a história do país. Partindo dos princípios epistemológicos que envolvem o conceito de amefricanidade apresentado pela pensadora e intelectual Lélia Gonzalez, pretende-se explorar os principais conceitos que envolvem a articulação do pensamento social brasileiro e a aplicabilidade no ensino de sociologia na educação básica.
Título: Estruturando o projeto e iniciando o campo: metodologia na prática em tempos de distanciamento social.
Ketyline Pimenta Genaro e Letícia Mara Sales
Doutoranda em Sociologia (PPGS/UFF) / Doutoranda em Antropologia (PPGA/UFF)
Ementa:
O Minicurso oferecerá orientações para a elaboração de projetos de pesquisa, que contemplem métodos e técnicas de pesquisa que agreguem o trabalho visando o isolamento social e as eventualidades/impossibilidades do trabalho de campo presencial. Nesse sentido, abordaremos múltiplas metodologias das ciências sociais para os mais diversos problemas de pesquisa, bem como contemplar a importância do tema e da definição do objeto de pesquisa, que desdobrará nos objetivos, na justificativa e na busca por referenciais teóricos que compreendam satisfatoriamente o trabalho, sem deixar de esquecer do tempo de pesquisa que será expresso pela construção do cronograma, garantindo planejamento não só ao projeto de pesquisa, mas a todo o trabalho que está por vir.
Título: Estudos de cerâmicas arqueológicas – aplicação da análise tecnológica.
Juliana de Resende Machado
Doutora. Pós-doutoranda Laboratoire Préhistoire et Technologie (UMR7055) - Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Tecnologia Lítica (Latel) da UFMG.
Ementa:
Este minicurso de caráter teórico-analítico pretende introduzir os fundamentos da análise tecnológica de cerâmicas arqueológicas segundo a corrente francófona derivada da antropologia das técnicas. Apresentaremos um breve histórico dos estudos das técnicas de produção cerâmica, focalizando na particularidade da academia francesa que adota a noção de cadeia operatória como chave conceitual. Examinaremos como os estudos da cerâmica se desenvolveram no Brasil. Introduziremos o processo de manufatura cerâmica e o procedimento para a identificação de cadeias operatórias nas cerâmicas arqueológicas, detalhando as ferramentas de análise, as formas de identificação das operações técnicas e seus traços macro e microscópicos correspondentes.
Comments