RESUMOS APROVADOS NO GRADUAÇÃO EM FOCO 2022
O PET de Ciências Sociais da UFMG parabeniza a todes que tiveram o resumo aprovado no Graduação em Foco. Neste ano, o evento conta com a apresentação de 11 grupos de trabalho, com diversos temas na área das Ciências Sociais. O prazo para a submissão dos papers completos é até o dia 19/09/2022 e devem seguir as normas presentes no edital.
GT: A COMIDA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenadores: Juliana Borges de Souza, doutoranda em Ciências Sociais pela UFRRJ e Thaís Xavier de Assumpção, mestranda do programa "Patrimônio, Cultura e Sociedade" pela UFRRJ
CASCA DE LARANJA CRISTALIZADA COMO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUO ORGÂNICO - Gabrielle Rocha Camilo de Oliveira; Flávia Aparecida da Silva Rocha; Fabiana de Carvalho Dias Araújo.
O QUARTO DE DESPEJO NA ATUALIDADE: O INIMIGO AINDA É O MESMO - Diogo da Hora Moura; Marcos Vinicius de Souza Mendes.
PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC): RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CONSUMO DE MEDULA DE MAMOEIRO E CASCA DE BANANA - Marlla Janinne Marques Vieira da Silva; Gabriel da Silva Velozo; Fabiana de Carvalho Dias Araújo.
GT: DA CONSTRUÇÃO AO DESMONTE: POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, DA CONSTITUINTE AO GOVERNO BOLSONARO
Coordenadores: Ana Luiza Martins de Medeiros (Mestranda em Ciência Política, UFMG); Catharina de Mello Diniz (Mestranda em Ciência Política, UFMG); Kelly Cordeiro dos Santos (Doutoranda em Ciência Política, UFMG)
10 ANOS DA LEI 12.711/2012: RESISTÊNCIA E LUTA EM DEFESA DA LEI DE COTAS NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS - Gabriel Silva Braga.
ENTRE O AGRONEGÓCIO E AS POLÍTICAS SOCIAIS: O ESTADO BRASILEIRO A PARTIR DE 2016 - Georgheton Melo Nogueira Filho.
O POPULISMO ENQUANTO LINGUAGEM DA EXTREMA DIREITA: ARTICULAÇÕES ENTRE DISCURSO POPULISTA, NEOCONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO - Leonardo Ferreira de Pinho.
GT: DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA
Coordenadores: Daniella Monteiro de Lima Borges (Mestranda em Direito pela UFMG); Elisa Borges Matos (Mestranda em Direito pela UnB)
A IDEIA DE NASCITURO: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES LEGISLATIVAS QUE VERSAM SOBRE VIDA E DIREITO INDIVIDUAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA - Débora Ribeiro; Jorge Wilton.
A REPUGNAÇÃO À PRÁTICA DO ABORTO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E O RETROCESSO NO ACESSO AOS DIREITOS REPRODUTIVOS PELAS MULHERES BRASILEIRAS - Débora Cristina Ribeiro.
GT: EXPLORANDO DOCUMENTOS: POSSIBILIDADES, CAMPO E METODOLOGIA
Coordenadores: Ketyline Pimenta (Doutoranda em Sociologia - PPGS/UFF); Letícia Sales (Doutoranda em Antropologia - PPGA/UFF)
DISCURSO ANTIVACINISTA E A REVOLTA DA VACINA: A RETÓRICA POSITIVISTA E A OPOSIÇÃO NOS JORNAIS CARIOCAS - João Pedro Gomes Balanco.
LUIZA MAHIN, DANDARA E A MULHER DE TURBANTE: RETOMADAS E NARRATIVAS QUE ATRAVESSAM A FOTOGRAFIA “MULHER NEGRA DE TURBANTE” DE ALBERTO HENSCHEL - Gabriel Nunes da Silva.
GT: MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE EM PERSPECTIVA
Coordenadores: Maria Alice Magalhães, Marília Loureiro Basílio e Rafaela Rodrigues de Paula (Mestrandas em Antropologia Social - Programa de Pós Graduação em Antropologia PPGAN-UFMG); Steffane Pereira Santos (Graduada em Ciências Sociais - UFMG)
“A NOVA EVA - FILHA DAS TRAVAS, OBRA DAS TREVAS”: TRANSEXUALIZANDO A CRISE ESTRUTURAL DO PATRIARCADO PRODUTOR DE MERCADORIAS - Diadorim Maria Rodrigues.
AS NARRATIVAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO E SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Rubens Arley de Almeida Junior.
QUE “IDENTIDADE” É ESSA QUE FAZ POLÍTICA? - Pedro Lima Martins de Souza.
TRABALHO DOMÉSTICO REMUNERADO NO BRASIL: UMA OCUPAÇÃO MARCADA PELA INTERSECÇÃO DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE - Lucas Matheus da Silva; João Marcos Rocha de Oliveira.
GT: MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CIENTISTAS SOCIAIS: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA ENSINO E PESQUISA
Coordenadores: Renato Victor Lira Brito (Doutorando em Ciência Política - UFPE); Carolina Gabriela Dolléans (Mestranda em Ciência Política - Universidade Federal de Pernambuco Licence de Droit, Économie, Gestion, Mention Science Politique - Université Paris Nanterr); Júlia Cardoso Lima Pastick (Bacharelanda em Ciência Política - UFPE)
SOCIOLOGIA DIGITAL: O USO DE MÉTODOS DIGITAIS NA PRÁTICA SOCIOLÓGICA E O CONTEXTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA (PPGSP) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Bruno Figueredo Viegas.
INCLUSÃO EDUCACIONAL NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL (2021) - Camila da Silva Cardoso.
GT: PUNIÇÃO E CONTROLE SOCIAL: NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE VELHAS QUESTÕES
Coordenadores: Marco Túlio Sousa Fernandes [Bacharel em Ciências Sociais (UFMG), Mestrando em Sociologia (PPGS/UFMG) e Pesquisador no Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG);]; Maria Elisa Rocha Couto Gomes [Mestra em Sociologia (PPGS/UFMG), Pesquisadora no Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG)]; Dejesus de Souza Silva [Mestre em Sociologia (PPGS/UFMG), Doutorando em Sociologia (PPGS/UFMG) e Pesquisador no Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG)].
GESTÃO DA ORDEM PÚBLICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL - Ruan Bis Fagundes.
ABORDAGEM POLICIAL ÀS MULHERES NO CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE - Camila Luiza de Sena.
TRAJETÓRIAS SUBALTERNAS URBANAS: O COTIDIANO E O CÁRCERE - Camila Maria de Paiva Melo.
POLÍCIAS, MILÍCIAS E ESQUADRÕES DA MORTE: AS CONTINUIDADES DA VIOLÊNCIA DE ESTADO NO BRASIL E SEUS MÚLTIPLOS ATORES - Helena Balieiro Dias; Thaís Martins de Almeida.
GT: SEXUALIDADES E REPRESENTAÇÕES: PERSPECTIVAS INTERSECCIONAIS ENTRE GÊNERO E RAÇA
Coordenadoras: Analice Paron de Silva (Mestranda em Antropologia Social – Unicamp); Júlia Vargas (Mestranda em Antropologia Social – Unicamp)
LITERATURA INFANTO-JUVENIL AFRO-BRASILEIRA: À REFLEXIVIDADE DA MASCULINIDADE NEGRA - Jorge Wilton.
O NÃO-DITO, QUE DIZ MUITO: A VIOLAÇÃO DE CORPOS COM ÚTERO E A POLÍTICA DO SILENCIAMENTO - Samanta Barbosa Bergmam.
AFETIVIDADES NEGRAS: RELAÇÕES AFETIVO-SEXUAIS NO COLETIVO DE MULHERES NEGRAS SUELI CARNEIRO - Victória Vedovato.
GT: SOCIABILIDADES E PRÁTICAS DE RUA: PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS URBANAS EM EVIDÊNCIA
Coordenadores: Elisa Silveira Cardoso e Sávio Henrique Ribeiro de Carvalho (Mestrandos em Antropologia Social - Programa de Pós Graduação em Antropologia PPGAN-UFMG)
VIDAS E LARES DESTRUÍDOS: TERRITÓRIO E MEMÓRIA, UMA FOTOETNOGRAFIA DOS OBJETOS DEIXADOS PARA TRÁS APÓS A TRAGÉDIA CAUSADA PELA BRASKEM - Carlos Eduardo da Silva Lopes.
UMA PRAÇA NO MEIO DO CAMINHO: A MANCHA PRODUZIDA PELO SLAM DO PREGO - Lindaura Simone Andrade dos Santos.
GT: TRABALHO DOCENTE E PANDEMIA: CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenadores: Heloisa Silva de Oliveira Gomes (Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG); Larissa Dulce Moreira Antunes (Doutoranda em Ciência Política no Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFMG)
ENTRELAÇANDO TRAJETÓRIAS: ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES NO PET CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - Layla Luzia Santana Guimarães.
OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE - Adriana Aparecida de Souza Mota; Denise Aparecida Ferreira Viegas; Fernanda Nunes Leles.
COMO O TRABALHO DOCENTE É EXPERIENCIADO NA EDUCAÇÃO 4.0 - Guilherme Olímpio Fagundes.
A TRAJETÓRIA DO ENSINO DA CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ÚLTIMOS 150 ANOS NO BRASIL - Alcenir João Ribas Garlet
Comments