top of page

3ª edição do Para Além da Torre de Marfim discutirá o mercado de trabalho nas Ciências Sociais

As ciências sociais brasileira tem se destacado ao longo das décadas por ser um campo de atuação marcadamente acadêmico. Mas será esse o único caminho possível para os cientistas sociais? O "III Para Além da Torre de Marfim" vem aí para fomentar o debate dessa e de outras questões.

Convidamos alguns nomes da área, que atuam nos mais diversos espaços profissionais - consultores de mercado, pesquisadores, burocratas -, para falar um pouco sobre o tema.

O evento é uma iniciativa conjunta da Meios Jr. (Empresa Júnior de Ciências Sociais), do PET – Ciências Sociais, do CACS (Centro Acadêmico de Ciências Sociais), dos discentes do PPGS-UFMG e dos Discentes do PPGCP-UFMG, e com o apoio do Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais.

Vem com a gente!

Manoel de Almeida Neto Graduado em Ciências Sociais (UFMG, 1990), Mestre em Filosofia Social e Política (UFMG, 1999) e Doutor em Sociologia (UFMG, 2015), é professor e pesquisador da PUC/MINAS. Como pesquisador, tem desenvolvido pesquisas sobre o Ensino Superior no Brasil, mais especificamente, sobre a inserção e inclusão de alunos de estratos sócio-econômicos inferiores neste nível de ensino, que resultaram na apresentação de papers nos principais congressos de Sociologia do Brasil.


Jorge Alexandre Barbosa Neves Possui graduação em Ciências Sociais (1988) e Mestrado em Sociologia (1991), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison/USA (1997). Realizou pós-doutoramento no Instituto de Pesquisas Sociais (INPSO), da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), em Recife-PE, em 1997. Atualmente é professor da UFMG. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Economia, Análise Organizacional, Gestão Pública, Estudos Populacionais e Métodos Quantitativos, com ênfase em Mercado de Trabalho, Desigualdades Sociais, Processos Organizacionais e Políticas Públicas.


Myrtô Aurea de Lima Sucupira Graduada em Ciências Sociais pela UFMG (2002), Especialista em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama (2009) e MBA em Gestão Pública (2014). Atualmente é Coordenadora Estadual da Política de Saúde Indígena do Governo de Minas Gerais e Presidente do Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais.


Luiz Tarcísio Gonzaga de Oliveira

Graduado em Ciências Sociais pela UFMG. Foi Coordenador do CACS (gestão 2008/2009). Servidor do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, na Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (MPMG / CIMOS). Atua em casos relacionados a conflitos socioambientais.


Marina Rodrigues Siqueira

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Ciência Política pela mesma universidade (2013) e especialista em metodologias quantitativa e qualitativa. Graduou-se como Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2010 e na Licenciatura em Ciências Sociais em 2016. Tem ampla experiência em pesquisas nas áreas: eleitoral, políticas públicas, mercado e meio ambiente. Atualmente, é professora no curso de pós graduação de Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral da UFMG,e também, é membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Internacional de Políticas Públicas (International Public Policy Association - IPPA). É diretora do Instituto Metodológico Tecnologia em Pesquisa e Projetos Socioeconômicos LTDA.

25/09/2018 - 18:00

Auditório Bicalho (FAFICH/UFMG)

Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page